As 10 dicas de ouro para a melhor contratação do seu Seguro Automotivo
1) Tabela Fipe ou mais?
A Tabela Fipe é divulgada pela Fundação Getúlio Vargas e é referência na precificação dos veículos. Normalmente se utiliza a referência de 100% do valor da Tabela Fipe. Pode ser alterado conforme estado de conservação do veículo entre 90 e 110%.
2) Franquia Normal ou Reduzida?
Franquia é a parte em que o segurado contribui no prejuízo em um acidente e de indenização parcial que danifique seu veículo. A franquia reduzida possibilita uma maior chance de utilização do seguro para pequenos acidentes. Caso a preocupação seja apenas com roubo e furto, pode optar pela franquia normal. É importante lembrar que, em sua maioria, as coberturas básicas dos seguros já contemplam danos causados aos veículos por chuvas de granizo, alagamento e queda de árvores.
3) Cobertura de Responsabilidade Civil. Quanto?
Ela cobre o conserto ou ressarcimento, desde que previamente autorizado, de prejuízos que o veículo segurado causar a terceiros. Sejam prejuízos materiais ou corporais. Importante o Valor destinado a essa cobertura refere a um saldo ao qual terá validade no período de vigência da apólice, ou seja, na medida de utilização o saldo será deduzido do valor contratado. Não há franquia para a utilização da cobertura de responsabilidade civil para terceiros.
4) Assistência 24 horas básica ou completa?
Sempre sugerimos uma assistência 24 horas com quilometragem de guincho ilimitada. A assistência 24 horas pode lhe atender em casos de pane no veículo, pneu furado, falta de combustível e outras situações. Importante verificar os limites de utilização. Caso você viaje pouco ou não se locomova a grandes distâncias de sua casa uma assistência de 300 a 400 quilômetros pode lhe atender. Lembrando sempre que o guincho lhe buscará onde estiver e vai lhe levar à, por exemplo, 400 quilômetros dali. É valido também verificar se a seguradora oferece serviços emergenciais residenciais uma boa opção de economizar com serviços e manutenção na sua residência.
5) Cobertura de vidros básica ou completa?
A cobertura de vidros, com o pagamento de uma franquia a parte, permite que você repare ou troque os vidros de seu veículo em caso de algum incidente. Exemplo: um trincado no pára brisa. Aconselhamos a cobertura de vidros completa, que engloba além dos vidros dianteiro, traseiro, laterais, também retrovisores, faróis e lanternas. Assim você pode manter itens importantes de segurança de seu veículo sempre em bom funcionamento. Em algumas seguradoras a cobertura de vidros completos oferece também o polimento dos faróis.
6) Quantos dias de carro reserva?
Muitas vezes a cobertura de carro reserva é esquecida ou subestimada pelo cliente e pelo corretor na hora da contratação do seguro. Mas é quando precisamos da cobertura que verificamos o quanto ela é importante. Considerando que as oficinas andam cheias e que o prazo de entrega dos veículos pode se estender, aconselhamos no mínimo 15 dias de carro reserva. Existem pacotes com 30 dias e até mesmo ilimitados. Considerar também o padrão do veículo e os pré-requisitos das locadoras.
7) Cobertura de acidentes pessoais de passageiros. O que é?
O APP, acidentes pessoais de passageiros, cobre, no geral, uma indenização em caso de morte ou invalidez para os passageiros do veículo no caso de um eventual acidente. Algumas seguradoras no pacote básico, e outras como opcional, incluem também as despesas médico hospitalares, o que torna a cobertura mais interessante. O custo desta cobertura é muito baixo. Considere R$ 10.000,00, no mínimo.
8) Quais outras coberturas posso adicionar ao meu seguro?
Destacamos:
- Danos morais: cobre eventuais indenizações que possam surgir diante de algum acidente com o veículo segurado que atinja um terceiro em que não se configurar, ou forem concorrentes, o dano corporal o qual se relaciona a danos morais que este terceiro possa vir a ter ocasionado pelo acidente. Exemplo: uma cicatriz na perna.
- Higienização do veículo: cobertura adicional que pode ser acionada caso o veículo seja surpreendido por alguma inundação.
- Despesas extraordinárias: cobertura acionada em casos de indenização integral que visa ajudar o segurado nas despesas que tiver com a documentação do veículo, dentro do limite contratado.
- Pagamento de franquia: ocorre quando o segurado contrata a cobertura e em um eventual acidente de danos parciais o prejuízo supere o valor da franquia contratada. Neste caso a seguradora arcará com o custo da franquia e assim o segurado não pagará nada.
9) Quais cuidados devemos tomar com o preenchimento do questionário de avaliação de risco?
As informações de perfil visam diminuir o valor do seguro. É fundamental que as respostas estejam alinhadas com a realidade, pois em caso de sinistro, poderá haver investigação da seguradora e comprovada fraude a negativa do pagamento da indenização. Em caso de dúvidas consulte o corretor ou escolha a opção que teoricamente seja mais desfavorável. É muito importante verificar que cada seguradora questiona os fatos de uma forma diferente. Devemos sempre colocar 100% de verdade para evitar algum problema no caso de precisarmos do seguro.
10) Como optar pela melhor proposta?
Devemos optar sempre pelas seguradoras confiáveis. Nunca levar em consideração apenas o preço do seguro. Antes de escolher verifique quem lhe oferece as coberturas mais adequadas, maior pacote de assistências, melhor condição de pagamento e a reputação da seguradora no mercado.
Alain Mendonça Pereira - Corretor de Seguros